

Apoiamos o
movimento estudantil
OCUPA Cetens/UFRB!
Parceir@s do I FSCB
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Inscrições Gratuitas!

I FESTIVAL DE SEMENTES CRIOULAS DA BAHIA
Por meio da articulação entre diferentes instituições, organizações e movimentos sociais, nos dias 25 e 26 de novembro teremos a realização do I Festival de Sementes Crioulas da Bahia, que acontecerá em espaços do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), localizada na Av. Centenário, 697, Bairro Sim, Feira de Santana – BA.
Momentaneamente, o Cetens está ocupado pelo movimento estudantil intitulado “OCUPA Cetens” que, entre outras demandas lutam contra os retrocessos previstos pela PEC 241, que congela por 20 anos verbas para setores como o da educação e saúde. O movimento acolheu o I Festival de Sementes Crioulas da Bahia por identificar a sua proposição que destaca a pauta dos movimentos populares.
O Festival é uma promoção do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Lavouras Xerófilas e do Projeto “A Cor Morena das Sementes Crioulas da Bahia” (Processo 468249/2014-1; Edital CNPq, Setec/MEC 17/2014) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), em parceria com a SBEE, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Secretaria de Desenvolvimento Rural do estado da Bahia (SDR) e da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (Refaisa). O evento reunirá representantes de diferentes comunidades tradicionais, organizações e movimentos sociais da Bahia e do Brasil para discutirem a diversidade, a conservação e a salvaguarda dos recursos genéticos locais, um patrimônio biocultural de importância para a soberania alimentar dos povos da cidade e do campo. A tônica do Festival será o diálogo de saberes e conhecimentos com o propósito de discutir e propor estratégias de construção de políticas públicas para a conservação do patrimônio genético da nossa agrobiodiversidade.
Instituições Organizadoras
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)
Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (Refaisa)
Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE)
Instituições e Organizações Parceiras
Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)
Associação Brasileira de Agroecologia (ABA)
Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR – BA)
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra – SR 05)
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade - Cetens/UFRB
Movimento OCUPA Cetens/UFRB
Teia dos Povos
Comissão Organizadora
Presidente: Aurélio José Antunes de Carvalho (IF Baiano)
Vice-Presidente: Marcio Harrison dos Santos Ferreira (SEC-BA; IF Baiano; SBEE)
Articulação/Mobilização:
Cosme da Silva Farias (SEC-BA)
Emerson Moreira Cajado (Prefeitura Municipal de Caém-BA)
Erasto Viana Silva Gama (IF Baiano)
Fernando Fleury Curado (EMBRAPA Tabuleiros Costeiros)
Gabriel Troilo (UNESP; Refaisa; Efase)
Gilmar dos Santos Andrade (Refaisa; Efase)
Joelma Silva dos Santos (UNEB)
Joelson Ferreira (Assentamento Terra Vista; Teia dos Povos)
Leomárcio Araújo da Silva (MPA)
Luiz Orleans Feitosa dos Santos (IF Baiano)
Maria Auxiliadora Lobo Alvim (SDR-BA)
Nelson de Jesus Lopes (Refaisa; Efase)
Victor Moura do Amaral Fernandes (Incra – SR 05)
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira – 25 de novembro de 2016
19:00 – 21:00 / Cetens/UFRB (área livre coberta)
Mesa de Abertura
1. Lin Chau Ming (UNESP); 2. Fernando Fleury Curado (EMBRAPA Tabuleiros Costeiros); 3.
Terezinha Aparecida Borges Dias (Cenargen/EMBRAPA); 4. Aurélio José Antunes de
Carvalho (IF Baiano); 5. Leomárcio Araújo da Silva (MPA); 6. Flávio Duarte (ABA
Nordeste); 7. Rubens Onofre Nodari (UFSC)
21:00 – 22:30 / Cetens/UFRB (área livre coberta)
Debate/Plenária com o movimento Ocupa Cetens
Sábado – 26 de novembro de 2016
09:00 – 10:45 / Cetens/UFRB (sala 1)
Roda de Diálogo I: Interculturalidade e Agrobiodiversidade
Moderadora: Teresinha Aparecida Borges Dias (Cenargen/EMBRAPA)
Facilitadores: José Augusto Laranjeiras Sampaio (UNEB)
Geilsa Costa Santos Baptista (UEFS)
Rubens Onofre Nodari (UFSC)
Representante do MST; Representante de território indígena; Representante de território
quilombola; Representante de comunidade de Fundo de Pasto; Representantes de outros
coletivos/organizações do campo
09:00 – 10:45 / Cetens/UFRB (sala 2)
Roda de Diálogo II: Políticas Públicas e Sementes Crioulas
Moderadora: Silvana Lúcia da Silva Lima (UFRB)
Facilitadores: Marcelino Gallo (Dep. Estadual)
Nelson de Jesus Lopes (Efase)
Victor Moura do Amaral Fernandes (Incra)
Maria Auxiliadora Lobo Alvim (SDR);
Flávio Duarte (ABA Agroecologia)
10:45 – 11:00 Intervalo
11:00 – 12:30 / Cetens/UFRB (área aberta coberta)
Troca de experiências camponês-camponês:
Síntese das Rodas de Diálogo/Diálogo de Base/Projetos em execução na Bahia
Moderador: Flávio Duarte (ABA Agroecologia)
Facilitadores: Joelson Ferreira (Assentamento Terra Vista/Teia dos Povos)
José Elias Andrade de Brito (Lagoa do Saco, Monte Santo-BA)
Edivagno Rios e Saine Santos (MPA Bahia)
Edino Souza Lima (CETA)
Gilson Santana dos Santos (MST/Escola Popular Egídio Brunetto)
12:30 – 14:00 / Cetens/UFRB
Almoço com Produtos da Agrobiodiversidade da Agricultura Familiar Camponesa
14:00 – 17:20 / Cetens/UFRB (área aberta)
Feira Camponesa de Sementes Crioulas e Economia Solidária
17:30 / Cetens/UFRB
Encerramento
O que levar?
Cada participante deverá trazer para o I Festival de Sementes Crioulas da Bahia pelo menos um elemento que represente(m) as experiências com agroecologia, sementes crioulas e educação do campo vivenciadas em suas comunidades/ territórios. Há uma variedade de representações que podem ser acionadas, como bandeiras, sementes, fotos, alimentos, poesias, artesanatos, tecidos e outros elementos que guardem a memória, a lembrança e o fazer educativo coletivo dos sujeitos envolvidos na construção dessa experiência.
Não esqueça, traga suas sementes para venda, troca e para compor o Painel das Sementes Crioulas dos Territórios de Identidade Baianos, que será finalizado coletivamente na tarde do sábado (dia 26/11) durante a Feira Camponesa de Sementes Crioulas e Economia Solidária. Será um painel confeccionado em tecido com o mapa da Bahia e locais para abrigo de variedades de sementes de cada Território de Identidade presente.
Estimulamos e reforçamos a necessidade de garantir DOAÇÕES na forma de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, além de materiais de consumo diversos para @s estudantes membros do OCUPA Cetens. Essas doações podem ser entregues diretamente no local do evento (Av. Centenário, 697, Bairro Sim, Feira de Santana - BA, CEP: 44042-280) e negociadas diretamente com a comissão de estudantes através do canal do Facebook:
https://www.facebook.com/ocupacetens/?fref=ts
Cada participante é convidado a trazer, pelo menos, um alimento que caracterize os sistemas agroalimentares localizados da sua região. De preferência alimentos agroecológicos para compormos uma grande mesa durante a manhã do segundo dia (26/11), os quais serão degustados durante o intervaldo (10:45 – 11:00h) e almoço da agrobiodiversidade (12:30 – 14:00h). No almoço, também serão ofertadas refeições (pratos feitos e quentinhas) a preços populares (entre R$10 e R$15).
Entendemos que a produção de alimentos saudáveis depende da nossa relação com a natureza e esta relação deve ser mediada pela cultura e não pelas empresas capitalistas. Por isto, precisamos estar o tempo todo atentos à nossa alimentação. Nela está presente a nossa relação com a natureza e com a cultura. Dante disso, a cultura popular nos ensina, pois vem do povo os principais exemplos de sistemas agroalimentares saudáveis e sustentáveis. Assim, vamos valorizar alimentos oriundo de agroecossistemas da agricultura familiar camponesa. Sua contribuição será muito importante para afirmação identitária dos territórios baianos por meio dos produtos e alimentos locais isentos de agroquímicos.
Dos acordos coletivos e cuidados:
● O Festival acontecerá em espaços do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), localizada na Av. Centenário, 697, Bairro Sim, Feira de Santana – BA. Trata-se de espaço ora ocupado pelo movimento estudantil “OCUPA Cetens” e com ambientes que contam com regras específicas e que irão acolher durante o Festival, além dos estudantes, trabalhadoras(es), educadores(as) e povos do campo das mais variadas idades e perfis. Portanto, desde já reforçamos a importância do respeito com o espaço e as pessoas, pois estaremos em uma situação atípica e necessária diante das justas pautas reinvidicadas por tod@s!
● É importante que os horários sejam respeitados e que os/as participantes procurem andar sempre com seus pertences, como forma de segurança e compromisso coletivo com a programação.
● Convidamos a todas e todos à trazerem instrumentos musicais para animação e celebração que também são considerados espaços educativos e de partilha.
● A comissão responsável pela Feira Camponesa de Sementes Crioulas e Economia Solidária também está mapeamento e acolhendo demandas de exposição e comercialização de alimentos e produtos agroecológicos e em transição agroecológica, havendo demandas é necessário informar previamente à comissão por meio do endereço eletrônico marcio.harrison@gmail.com até o dia 24/11.
● As(os) participantes que demandarem de cuidados específicos com crianças pedimos que nos avisem previamente para que possamos mapear a demanda por atividades de ciranda.
CONTATO:
Reserva de vaga no Camping:
Enviar Nome Completo, RG, E-mail e/ou endereço completo (com CEP e nome da comunidade)
para xisbee2016@gmail.com





